segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Outra produção...

A FESTA DA MÃE D'ÁGUA
Débora Vermöhlen - 7ª C

Em uma tarde de quarta-feira Mãe D'Água estava passeando pela cidade e, como de costume, estava cantando. Em todas as lojas e até na Igreja os homens saiam para ouvir o seu canto atraente. De repente, lá vem o Saci-Pererê, pulando de alegria por ter espantado os cavalos no campo.
Dias depois Mãe D'Água decidiu fazer uma festa e convidar todos os seus amigos. Convidou o Boitatá, o Curupira, a Mula-sem-cabeça, o Boto, o Saci-Pererê, o Lobisomem e mais umas pessoas da cidade.
Chegou a noite e todos foram à festa, no entanto, mal chegara e Saci já começara com suas travessuras, queimou toda a comida da festa com seu cachimbo.
A Mãe D'Água não gostou e o expulsou da festa.
Mas, já era meia-noite, e como todos sabem, nas noites de quintas para sextas-feiras, uma mulher sempre se transforma em mula-sem-cabeça saltando sem parar e soltando fogo pela cabeça, então todos resolveram dar por terminada a festa e ir embora.

Mais um texto...

O BOITATÁ
Janilson Almeida Conte - 7ª C

Certo dia o Boitatá estava passeando pela floresta e viu uma fábrica de madeira. Tinham vários homens desmatando a floresta ilegalmente. Quando estava anoitecendo o Boitatá passou rapidamente como um vulto, um dos homens o viu e foi correndo falar para os colegas.
No dia seguinte, eles acordaram cedo, era aproximandamente 06:30 da manhã. Quando eles terminaram de tomar o café, ouviram um barulho no galpão onde eram colocadas as árvores. Um deles foi ver o que era, quando entrou no galpão encontrou o Boitatá que, num golpe só, matou o lenhador.
Os colegas ouviram os berros e foram ver, mas já era tarde, só encontraram o corpo do colega.
No dia seguinte, quando tomavam café ouviram um barulho igual ao barulho do dia anterior, todos foram ver o que era e quando entraram no galpão, o boitatá matou todos de uma só vez.
A fábrica, que era ilegal, foi fechada e nunca mais se ouviu falar nisso.

Confiram algumas produções...

LOBISWOMAN
Felipe José Eccel - 7ª C

Era uma vez uma mulher que todos os dias ouvia seus vizinhos reclamarem que seus pássaros sumiam e a gaiola ficava toda quebrada, mas com ela isso nunca acontecia. O nome dela era Luzia, e ela não se lembrava o que acontecia depois que acordava.
Ela começou a ficar preocupada, pois seu avô tinha a mesma coisa e Luzia tinha um colar com a foto dele.
Um dia ela chamou uma amiga para ver o que acontecia depois da meia-noite. A amiga ficou muito assustada, pois viu Luzia se transformar numa fera peluda, com o cabelo do Cleiton, e ainda viu o colar com a foto do avô dela brilhar.
A amiga saiu correndo e ouviu um grito:
- AAAAÚÚÚÚÚ...
Que mais parecia o Gabriel imitando o gritinho do Michael Jackson, logo imaginou que era uma lobisomem, ou melhor, uma lobiswoman. Pronto, ali se descobriu quem comia os pássaros e assustava a todos.
A amiga contou para a vizinhança (amiga da onça, ou melhor, da lobiswoman!) e um caçador que sabia da lenda pegou sua espingarda importada do Paraguai e deu um tiro na meio do coração de Luzia, mas ela não morreu, pois pegou no colar, acabando assim com a maldição.
Então a Luzia resolveu tomar um rumo na vida e virou professora de Português, e o seu melhor aluno é o Felipe!

Produção Textual - Avaliação Diagnóstica

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Paródia - Dia do Professor!

Paródia da música:
Como é Grande o meu amor por você! (Roberto Carlos)


Vanessa de Limas. - 7ª C

Eu tenho tanto
Pra estudar
E as palavras
Tia lu vai ensinar
Nova gramática
Ficou pior
Pra decorar...

A matemática
Tem que escutar
Pra dona Alzira
Poder explicar
Como é grande
As equações
Pra resolver...

Ainda tem ciências, geografia,
Religião, história, ed. Física.
Artes, inglês
E pra pensar
Filosofia.

Me desespero
Tenho que estudar
Nem com a chuva
Posso faltar
São os meus pais
Que me obrigam
A vir pra cá...

Não leve a mal
Essa brincadeira
Escute agora
O que eu vou dizer
Como é importante
A profissão
De vocês!!
Como é importante
A profissão
De vocês!!

Cantada pelos alunos (as): Guilherme, Jéssica e Vanessa.

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Cartazes!





Alguns cartazes produzidos pelos alunos da 7ª C.

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Fotos do Gestar II

Oficina realizada no dia 03/10/09. Tema: Olímpiada de Língua Portuguesa.


Prof. Marta, Prof. Elizete e Prof. Luzia

Anúncio Publicitário e Intertextualidade!

Onde está a intertextualidade?


Anúncio por Rodrigo Oliveira

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Voltando às produções dos alunos...

Texto produzido pela aluna Vanessa de Limas - 7ª C, seguindo a proposta anterior.

A nova onda da Rapunzel!

Era uma vez uma linda menina chamada Rapunzel, ela era simpática, comportada e muito disciplinada. OPS, eu disse simpática, comportada e disciplinada não, não é isso vamos voltar um pouquinho!
Era uma vez uma linda garota chamada Rapunzel, ela era meio nervosa, rebelde e muito, muito mimada. Adorava umas compras e como era muito bajulada pelo pai, o Rei que era viúvo, e fazia tudo que a filha queria, vivia no shoping fazendo compras e mais compras. Ela tinha um gênio forte, a última palavra sempre era a dela. Era uma garota de cabelos loiros, olhos verdes, estiloza e dona de um corpo espetacular segundo os príncipes do primeiro ano onde ela estudava.
Ela passava todos os dias malhando para deixar aquele corpo cada vez mais bonito e assim deixar os meninos babando, o que ela adorava é claro, não tinha medo de se mostrar pra quem quisesse ver! Quando não estava malhando, estava no celular ou no PC falando com as amigas, geralmente sobre garotos, moda e se gabando como sempre.
Seu pai era muito ciumento, sempre fazia várias recomendações para a filha quando ela dizia que iria sair como seus amigos e amigas para alguma festa, ele vivia dizendo:
-Filha, não beba nada além de refrigerante de latinha, nunca se sabe o que eles podem colocar em sua bebida e BLÁ, BLÁ, BLÁ...
Rapunzel ouvia tudo e concordava sempre, com a esperança que aquilo acabasse logo. Quando chegava as festas só dava ela, eram filas e filas de meninos para dançar com ela e ela, dançava com todos! Resumindo ela era a mais sexi e a mais sensual de todo o reino e consequentemente, a mais disputada.
Com tudo isso Rapunzel estava cansada de só ficar por ficar, queria algo mais sério, foi então que teve a ideia de se autotrancar numa torre para ver qual seria o príncipe mais corajoso, forte e bonito que iria raptá-la e esse, é claro, seria o seu namorado. A notícia se espalhou rápido pelo reino se transformando no assunto principal em todas as rodinhas de meninos e meninas na escola.
Enquanto Rapunzel estava na torre, os príncipes se preparavam. No dia seguinte começou a saga para tentar raptar a princesa.
Foi o primeiro. Tentou escalar a torre e acabou caindo. O segundo aconteceu o mesmo e assim por diante, até que um dia ela decidiu jogar os seus lindos e compridos cabelos loiros para fora da janela da torre para que o príncipe segurasse neles e subisse.
E assim foi feito, o príncipe segurou em seus cabelos e começou a subir, só que quando ele estava no meio da torre o cabelo da princesa, que na verdade era aplique, caiu e o príncipe junto. O príncipe lá em baixo percebeu, então, que era impossível subir lá daquele jeito e foi embora. Mas, depois de um tempinho retornou, pegou uma corda e amarrou um gancho na ponta e disse:
- Princesa saia da frente que vou jogar a corda.
Ele jogou a corda e ela prendeu com sucesso. Pegou uma escada que ele mesmo tinha acabado de fabricar e encostou-a na torre, então, começou a subir e quando chegou ao último degrau da escada seguiu pela corda e conseguiu chegar lá em cima na torre, foi quando disse:
- Rapunzel, estou aqui minha linda.
- O quê, você, mas como? Disse a loirinha espantada.
- Sim eu, qual o problema? Perguntou o príncipe com um sorriso estampado no rosto.
- Ah, nada, nenhum problema mesmo! Respondeu com um ar de decepção.
O rapaz era o Rafael, o príncipe mais nerd do colégio, e justamente por isso que ele conseguiu chegar até lá, depois de vários cálculos matemáticos como todo nerd que se preze! Mas como promessa é promessa, Rapunzel teve que namorar com Rafael que além de nerd, jeito intelectual, não sabia falar de outra coisa a não ser de estudos!
E assim Rapunzel viveu escutando para sempre os cálculos de Rafael, tudo isso por livre e espontânea pressão de seu pai, que adorou Rafael. Bem, dizer que foi pra sempre, não dá, pois o namoro durou 6 meses e depois disso Rapunzel voltou para as festas e baladas, só que agora um pouco mais ousada.