domingo, 28 de novembro de 2010

Proposta de entrevista!

Os alunos da 6ª série C, depois de ler o texto postado anteriormente intitulado A bola de Luís Fernando Veríssimo, desenvolveram a seguinte proposta:
Faça uma entrevista com uma pessoa mais velha, e pergunte com que brinquedos ela costumava brincar quando criança, depois, escreva um parágrafo manifestando sua opinião a respeito dos brinquedos de antigamente e dos brinquedos que as crianças utilizam nos dias de hoje.

Veja agora algumas das entrevistas e opiniões:

Aluno: Maicon Júlio Martins
Pessoa entrevistada: Marcos Roberto Martins, 32 anos
Meu brinquedo era uma latinha de sardinha aberta até a metade da tampa, com ela brincava de caçambinha na areia, eu também dava uma vara para minha irmã menor correr atrás de nós, também brincávamos de correr com os cachorros.
Opinião do aluno:
Eu acho muito interessante os brinquedos de antigamente, podemos ver nessa história acima como as coisas mudaram, hoje em dia há facilidade para brincar, temos parquinhos, brinquedos que nós compramos, etc.

Aluno: Bruno Busquirolli
Pessoa entrevistada: Norma M.D. Busquirolli, 34 anos
Brincávamos de casinha, de descer morro com folha de coqueiro, de boneca, carrinho de madeira...
Opinião do aluno:
Eu achei que os brinquedos de antigamente eram mais simples do que os de hoje. Agora os brinquedos a gente compra, antigamente eles tinham que fazer ou inventar.

Aluna: Maristela C. Baron
Pessoa entrevistada: Miriam Baron, 31 anos
Costumava brincar de amarelinha, pula corda, boneca de pano que a minha mãe fazia. Com argila, para fazer a casinha das bonecas, não tínhamos muitas opções de brinquedos.
Opinião da aluna: 
Eu acho que poderia ser legal, mas deveria ser muito estranho sem computador para ficar jogando joguinhos.

Aluna: Jaqueline Nazario
Pessoa entrevistada: Lizete de Souza Nazario, 41 anos.
Brincava de pata cega, Bolinha de gude, balanço nos pés de goiaba, de boneca e de roda, na qual se pega va um pneu velho de bicicleta e com um pauzinho se rodava o pneu, apostávamos corrida com esse brinquedo.
Opinião da aluna:
Eu acho esses brinquedos bem mais criativos que os de hoje. Atulamente os briquedos são comprados prontos, não temos que inventar. Eu, por exemplo, brinco de bola, no computador, no playstation e de ping-pong.

Aluno: Mateus Vaz dos Santos
Pessoa entrevistada: Cleonice dos Santos, 39 anos.
Brincávamos com carrinhos feitos de latinha e de madeira, bonecas feitas de pano, as capinhas de crochê. As meninas pulavam corda. Brincavam de amarelinha, de pega-pega, de passar o anel, esconde-esconde, queimada (um tinha que tocar a bola no outro), e vôlei.
Opinião do aluno:
Hoje em dia os brinquedos mudaram, estão cada vez mais modernos, por exemplo, os vídeogames antigamente eram de fita, hoje são de CDs. As bonecas de antigamente eram de pano, não faziam nada, hoje são de plástico, borracha, e falam, andam, etc. Dificilmente ainda alguma criança brinque com as brincadeiras mais antigas.

Aluna: Jéssica Rech Pereira
Pessoa entrevistada: Juliana Lessa Antunes, 26 anos.
Brincava com boneca de milho, que era feita com uma espiga de milho do pé e ainda verde, enrolada num pano e às vezes tinha cabelo rosa, outras vermelho.
Opinião da aluna: 
Eu acho um pouco estranho, pois não sabia que existia boneca de milho, as bonecas de hoje são feitas com pano ou plástico e enfeitadas com tinta.

Aluno: Otávio Alan G. Venera
Pessoa entrevistada: Minha avó, 64 anos
Eu gostava de brincar com muitos brinquedos, principalmente com bonecas. Mas, eu gostava mais de amarelinha e esconde-esconde, porque as bonecas eram de palha ou pano e estragavam rápido, ou os meninos pegavam e saiam correndo.
Opinião do aluno:
Eu achei muito legal, porque eram eles mesmos que faziam os seus brinquedos, e eles eram felizes com o que tinham, enquanto há muitas pessoas que tem tudo o que querem e não dão valor para o que têm.

Nenhum comentário:

Postar um comentário