sábado, 12 de fevereiro de 2011

Enquete!

Após lerem o texto postado abaixo e exporem suas ideias, os alunos das 8ªs séries responderam a seguinte pergunta:

Por que você acha que o Brasil não consegue alcançar posições melhores nas avaliações referentes ao ensino? E o que você acha que poderia ser feito para mudar essa situação?
Confira as respostas:

* Por que muitos alunos não tem interesse com o ensino. Os alunos poderiam se interessar mais pelas matérias, estudar mais, fazer o que os professores pedem para se sair bem nas provas. (Laís)

* Falta de incentivo. Anunciar melhor o objetivo e seus benefícios para as pessoas ficarem mais ligadas, entenderem como funciona e por que isso é feito. (Juliana)

* Por que os brasileiros não se importam e não sabem a importância do estudo e da capacidade mental de um ser humano. (Filipe)

* Eu acho que o ensino é muito pobre ainda, em alguns lugares, e muitos estudantes não dão "bola" para os estudos. Alguns só pensam em trabalhar, etc. Para melhorar acho que se deve fazer uma pesquisa profunda sobre os estudos, fazer algo para dar aquela vontade de estudar, fazer aulas divertidas para que as pessoas estudem e se aprimorem. (Gabriela)

* Por que o povo não está "nem aí" para a educação. Ninguém quer saber se estamos em último ou primeiro, o povo brasileiro só quer festa. Como mudar? Só se todos quiserem mudar, e isso é quase impossível. Teríamos que primeiro mudar a política e depois mudar o povo, tentando organizar o Brasil e a educação. (Mateus)

* Por que o Brasil precisa de mais tecnologias, mais atenção ao que se faz. Para mudar é necessário ter mais tecnologia, mais ética e mais desenvolvimento.(Francini)

* Eu acho que no Brasil tem muitas pessoas que não se importam, nem se preocupam em estudar, em ser alguém no futuro, e com essa falta de vontade, não vai mudar. Eu acho que as pessoas poderiam ter mais consciência do quanto faz diferença se interessar pelos estudos. Dar o exemplo para que outras pessoas tentem fazer o mesmo. (Jéssica)

* Talvez porque nós não damos atenção total para o assunto que o professor está passando, às vezes os professores não têm ainda capacidade para dar aulas. Eu acho que para mudar precisa do apoio dos pais e mais escolas. (Bruna)

* Por falta de empenho, e incentivo dos pais, pois muitos alunos brasileiros quando chegam nas provas escolares procuram dar o melhor de si, mas quando chegam em uma prova para ganhar pontos por sua nação ficam despreocupados,pois o pensamento é este: por que vou estudar se tem outros que farão melhor?. Acho que estudando mais e se esforçando, pensando em fazer o melhor para si, talvez seu desempenho melhore. (Ana Carolina)

* Por que muitas pessoas não se interessam em fazer provas. Melhorar a organização e fazer com que os alunos estudem mais poderia ser uma sugestão para melhorar. (Daniela)

* Por que a maioria dos alunos não se esforçam para estudar. (Caroline)

* Por que as pessoas acham que a avaliação não serve para nada. As pessoas se interessarem, buscarem o porquê dessa avaliação, pensando no seu futuro e no dos outros. (Jonathan)

* Por que o Brasil não se importa. Os jovens tentam mudar mas não sabem como fazer, acham que está bom do jeito que está, mas eu acho que o povo tem que "tomar vergonha na cara" e enxergar que o Brasil não vai pra frente porque não nos importamos em ler, aprender, ter o conhecimento e a cultura necessários. O aprendizado não faz parte da vida da maioria da população brasileira, os brasileiros só pensam em capital financeiro, em crescer na vida, mas não querem estudar. (Catriane)

* Por que o povo não se importa muito com a educação. Para mudar deveria mudar as escolas e os professores, incentivar as pessoas a estudarem. (Lucas)

* Por que o povo não se importa. Para mudar depende da vontade de cada um. (Cleiton)

* Por que o povo não acredita que isso pode acontecer e acabam não fazendo o seu melhor. O Brasil não melhora porque as pessoas não levam a sério essas provas e acabam respondendo qualquer coisa, pensando que a prova não serve pra nada. Para mudar eles poderiam incentivar os alunos oferecendo mais bolsas de estudos para os que se esforçam.(João Paulo)

* Por que os alunos pensam que nunca são eles e deixam passar, não fazem nada para melhorar e nem se interessam pelo assunto, além disso, muita gente não faz a prova. Eu acho que a prova poderia ser obrigatória, todos teriam que responder. Os alunos deveriam se interessar mais pelas provas para melhorar o ensino do Brasil. (Tainá)

* Eu acho que o Brasil não melhora, não por causa dos professores, ou das escolas, mas porque a gente, o próprio povo, não quer mudar. (Letícia)

8 comentários:

  1. Janete - coordenadora pedagógicadomingo, fevereiro 13, 2011

    Na minha opinião precisamos de políticas públicas contínuas que visem o desenvolvimento de uma educação democrática e de qualidade, independente de partidos políticos. Os profissionais da educação precisam ter suas carreiras asseguradas e valorizadas.
    As verbas da educação devem vir diretamente pras escolas, onde através das APP e Conselho Escolares aplicam da melhor maneira, evitando o uso desta verba nas manobras eleitorais. Enquanto educação for gabide de emprego, não teremos qualidade, vamos estar sempre em primeiro lugar nos discusos eleitorais e nos últimos lugares no ranking mundial de qualidade.

    ResponderExcluir
  2. Pra mim a melhor resposta é a da Letícia, vivemos buscando culpados, mas nos somos os maiores culpados, precisamos exigir essa qualidade nas nossas escolas públicas. Quando nos unirmos(professores, pais, alunos e gestores públicos) em busca do mesmo objetivo, com certeza vamos alcança-lo.

    ResponderExcluir
  3. kkk a professora deu uma boa corrigida no meu. Até que teve bastantes idéias criativas, é bom saber que tem gente inteligente naquela sala.
    Eu vou votar no meu porque aquela é minha opinião e eu concordo com a minha opinião. :D

    ResponderExcluir
  4. Querida prima

    É fácil ficar aqui discutindo sobre educação. Muito fácil também cada um colocar a culpa no outro, por exemplo: o aluno culpar o professor pelo fato de não gostar da aula dele, o professor culpar a má qualidade do ensino devido ao descaso do ESTADO, blá blá blá...
    Siceramente não achei nenhuma resposta interessante dos alunos, pois todos falam aquilo que na prática não fazem, nem se quer discutem com seus familiares e colegas de sala de aula. Será que a educação brasileira está mesmo defasada??? Assitimos diversas vezes na televisão, lemos em jornais, revistas, etc que estão faltando pessoas capacidadas e ao mesmo tempo estão faltando empregos, será mesmo que estão faltando essas pessoas e esses empregos? Sabemos muito bem que uma pessoa que mal terminou o 2ºgrau(hj conhecido como Ensino Médio)e que muita vezes é um analfabeto funcional ganha muito mais numa fábrica do que um profissional com nível superior com cursos de pós-graduação etc, e isso não está longe de nosso cotidiano(vc sabe do que estou falando!). Vale a pena pensar nisso! Não quero dizer que não vale a pena estudar, a questão é saber o quê quer estudar e para qual finalidade será este seu estudfo e se lhe compensará intelectualmente e economicamente este esforço todo. Passar de ano uma hora ou outra todos os alunos passam!

    ResponderExcluir
  5. bons ate mas prefiro o meu...acho q o Brasil precisa de melhoras urgentemente antes q todos acabem sendo emgolidos por uma cratera enorme de burrisse ou tomados por um seer desconhcido com um cerebro super desenvolvido mais isso e mta Ccoisa pra cabeça de empresarios q colocam seus filhos em escolas particulares pensando q seus filhos vaum ser melhore q os dos outros,sendo q nem eles tem capacidada de pensar como um ser humano q se preze e saiba pelomenos o uma raiz quadrada ou o teorema de pitágoras!!!!!com isso espero q o Brasil ande para frente e naum pra tras mais eu não falo de tecnologgia falo do q realmente importa, educação ,cultura e pensamentos bons.


    catriane jamile russi

    ResponderExcluir
  6. Voto no texto da Carolina.

    Acredito que a ideia seja bem essa: só nos preocupamos quando o assunto diz respeito diretamente a nós. Muitas vezes não pensamos no coletivo, temos, na verdade que nos incluir mais, fazer com que nossas ações tragam resultados positivos não só para nós, mas para tudo o que de alguma forma, nos interessa.

    ResponderExcluir
  7. o texto do jonathan ficou legal!!!!

    mas de outras pessoas ficaram mas legais!!!


    tia lu:bondia amiguinha como vai...
    muitos beijos!!!!
    jonathan mmerisio!!!!kkkk

    ResponderExcluir