sábado, 12 de fevereiro de 2011

Responda você também a pergunta!

Contribua para a nossa avaliação com seu comentário, escolha a resposta que mais lhe agradou, citando o nome do aluno, e exponha também a sua opinião sobre o assunto.

Enquete!

Após lerem o texto postado abaixo e exporem suas ideias, os alunos das 8ªs séries responderam a seguinte pergunta:

Por que você acha que o Brasil não consegue alcançar posições melhores nas avaliações referentes ao ensino? E o que você acha que poderia ser feito para mudar essa situação?
Confira as respostas:

* Por que muitos alunos não tem interesse com o ensino. Os alunos poderiam se interessar mais pelas matérias, estudar mais, fazer o que os professores pedem para se sair bem nas provas. (Laís)

* Falta de incentivo. Anunciar melhor o objetivo e seus benefícios para as pessoas ficarem mais ligadas, entenderem como funciona e por que isso é feito. (Juliana)

* Por que os brasileiros não se importam e não sabem a importância do estudo e da capacidade mental de um ser humano. (Filipe)

* Eu acho que o ensino é muito pobre ainda, em alguns lugares, e muitos estudantes não dão "bola" para os estudos. Alguns só pensam em trabalhar, etc. Para melhorar acho que se deve fazer uma pesquisa profunda sobre os estudos, fazer algo para dar aquela vontade de estudar, fazer aulas divertidas para que as pessoas estudem e se aprimorem. (Gabriela)

* Por que o povo não está "nem aí" para a educação. Ninguém quer saber se estamos em último ou primeiro, o povo brasileiro só quer festa. Como mudar? Só se todos quiserem mudar, e isso é quase impossível. Teríamos que primeiro mudar a política e depois mudar o povo, tentando organizar o Brasil e a educação. (Mateus)

* Por que o Brasil precisa de mais tecnologias, mais atenção ao que se faz. Para mudar é necessário ter mais tecnologia, mais ética e mais desenvolvimento.(Francini)

* Eu acho que no Brasil tem muitas pessoas que não se importam, nem se preocupam em estudar, em ser alguém no futuro, e com essa falta de vontade, não vai mudar. Eu acho que as pessoas poderiam ter mais consciência do quanto faz diferença se interessar pelos estudos. Dar o exemplo para que outras pessoas tentem fazer o mesmo. (Jéssica)

* Talvez porque nós não damos atenção total para o assunto que o professor está passando, às vezes os professores não têm ainda capacidade para dar aulas. Eu acho que para mudar precisa do apoio dos pais e mais escolas. (Bruna)

* Por falta de empenho, e incentivo dos pais, pois muitos alunos brasileiros quando chegam nas provas escolares procuram dar o melhor de si, mas quando chegam em uma prova para ganhar pontos por sua nação ficam despreocupados,pois o pensamento é este: por que vou estudar se tem outros que farão melhor?. Acho que estudando mais e se esforçando, pensando em fazer o melhor para si, talvez seu desempenho melhore. (Ana Carolina)

* Por que muitas pessoas não se interessam em fazer provas. Melhorar a organização e fazer com que os alunos estudem mais poderia ser uma sugestão para melhorar. (Daniela)

* Por que a maioria dos alunos não se esforçam para estudar. (Caroline)

* Por que as pessoas acham que a avaliação não serve para nada. As pessoas se interessarem, buscarem o porquê dessa avaliação, pensando no seu futuro e no dos outros. (Jonathan)

* Por que o Brasil não se importa. Os jovens tentam mudar mas não sabem como fazer, acham que está bom do jeito que está, mas eu acho que o povo tem que "tomar vergonha na cara" e enxergar que o Brasil não vai pra frente porque não nos importamos em ler, aprender, ter o conhecimento e a cultura necessários. O aprendizado não faz parte da vida da maioria da população brasileira, os brasileiros só pensam em capital financeiro, em crescer na vida, mas não querem estudar. (Catriane)

* Por que o povo não se importa muito com a educação. Para mudar deveria mudar as escolas e os professores, incentivar as pessoas a estudarem. (Lucas)

* Por que o povo não se importa. Para mudar depende da vontade de cada um. (Cleiton)

* Por que o povo não acredita que isso pode acontecer e acabam não fazendo o seu melhor. O Brasil não melhora porque as pessoas não levam a sério essas provas e acabam respondendo qualquer coisa, pensando que a prova não serve pra nada. Para mudar eles poderiam incentivar os alunos oferecendo mais bolsas de estudos para os que se esforçam.(João Paulo)

* Por que os alunos pensam que nunca são eles e deixam passar, não fazem nada para melhorar e nem se interessam pelo assunto, além disso, muita gente não faz a prova. Eu acho que a prova poderia ser obrigatória, todos teriam que responder. Os alunos deveriam se interessar mais pelas provas para melhorar o ensino do Brasil. (Tainá)

* Eu acho que o Brasil não melhora, não por causa dos professores, ou das escolas, mas porque a gente, o próprio povo, não quer mudar. (Letícia)

Texto para discutir.

"A CHAGA DA EDUCAÇÃO"

Carlos José Marques, diretor editorial /Isto É / 15/12/10

Extenuante, incompatível com o excepcional momento de avanço do País, a tragédia da educação brasileira – que se arrasta secularmente
desde a colonização – continua a exibir sem retoques suas marcas. Na semana passada, de maneira vergonhosa, o Brasil voltou a figurar no ranking do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa). Estava na rabeira! Entre as 65 nações analisadas, o Brasil era o 53º colocado. Segundo a organização que elabora o levantamento, os jovens brasileiros estão ao menos três anos defasados em relação aos chineses no campo da leitura. A maior parte deles (69,1% do total) fi cou no Nível 1 de conhecimento de matemática, em uma escala com seis graus de pontuação. A qualidade de ensino por aqui se mostrou tão ruim que, entre os 20 mil alunos brasileiros participantes da bateria de provas, mais da metade não passou da primeira etapa. Um desempenho sofrível tanto de alunos de escolas públicas como de escolas privadas. Enquanto a média mundial de pontos no exame girou no patamar de 496 acertos, a brasileira fi cou na casa de 401. Demonstração inequívoca de que o País relegou sim a um segundo plano o preparo adequado de seu futuro. Os candidatos brasileiros apanharam feio e situaram-se atrás de estudantes da Tailândia, do Uruguai, da Colômbia, do Azerbaijão, da Turquia, do Casaquistão, de Trinidad e Tobago, do Chile. É melhor parar por aqui para estancar a humilhação. A síntese do problema chama-se investimento no aprendizado. A capacitação, o conhecimento dos alunos que saem de colégios nacionais e das inúmeras faculdades que não param de aparecer – como caça-níqueis enganosos, vendendo diploma em troca de nada – é, para dizer o mínimo, lamentável. Invariavelmente, os que almejam galgar melhores posições no mercado precisam passar por cursos extracurriculares, quase sempre no Exterior. Curiosamente, hoje no mundo corporativo a grande discussão trata da a falta de mão de obra qualifi cada. Um mal para o qual a única saída é uma mobilização geral – de governantes, instituições de ensino e, especialmente, empresas – que priorize recursos para a área. O diagnóstico da chaga não é novo. Surpreendente é a apatia, o descaso, a quase inércia que toma conta do País diante do mal maior, que conspira contra o seu próprio desenvolvimento.

 



quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Para refletir!!!

Um novo ano!

Edição 2011!
Sejam Bem - Vindos!