domingo, 23 de agosto de 2009

INTERTEXTUALIDADE - atividade em sala de aula

Atividade realizada pelos alunos da 7ªB da Escola de Ensino Fundamental Paquetá: Nicolas Mastrandeas, Jefferson Sodré, Matheus Pavesi e Luiz Dalcastagner. Proposta conforme imagem acima.


Caro amigo JOHNNIE WALKER,

Sua filha NATACHA estava tomando banho de SOL. Então fui perguntar sobre o VELHO BARREIRO e sua filha DREHER. Ela me disse que DREHER estava grávida e que se eu quisesse vê-la teria que pegar um PASSAPORT para a ANTÁRTICA.
Dentro do avião a 51 minutos de vôo a aeromoça avisou que teríamos que parar em ITAIPAVA. Aproveitei e fui ver a onça que estava perto de um pé de AMARULA. Senti sede e fui tomar uma COCA-COLA. Assistindo ao noticiário vi que a Xuxa foi presa bebendo CACHAXA. Voltando ao avião seguimos viagem.
Chegando à ANTÁRTICA fui falar com DREHER que estava fazendo SMIRNOFF dormir. Conversa vai, conversa vem, descobri que sua prima BRAHMA havia morrido na CAVERNA DEL DIABLO e sua amiga TEQUILA estava chocada com o que aconteceu. De repente meu telefone tocou, era minha mulher HAISKA. Ela me disse que estava grávida e que eu teria que voltar para IPIROCA.
Por falta de tempo tive que escrever essa carta para o senhor.

Ass: SKOL

2 comentários:

  1. Que atividade legal, amiga! Como você desenvolveu esta atividade para que os alunos cheguem a produção destes textos?

    ResponderExcluir
  2. Olá, quando participei do Gestar, o nosso tutor nos passou alguns slides sobre intertextualidade e diversos exemplos em textos: publicitário, literários etc. Passei isso para os alunos e mostrei o hino do Brasil patrocinado: http://www.homemsonhador.com/HinoPatrocinadoDoBrasil.html , daí parti para a proposta, eles teriam que escolher um dos itens: nomes de filmes, bebidas, carros etc. e criar uma narrativa encaixando os nomes, foi assim que eles produziram os textos. Bem no início do blog tem a produção que fizemos no curso com nomes de filmes. Abraços Luzia

    ResponderExcluir