sábado, 12 de março de 2011

Temas Polêmicos - continuação

Confiram os melhores textos produzidos pelos alunos da 8ª A.

SOS Planeta Terra
(Mateus)

    Desde o começo do mundo o homem evoluiu. Agora o mundo caminha para a sua própria destruição. O aquecimento global ameaça a terra, pois, ninguém cuida da natureza e muitos homens tiram lucro dela enquanto outros estão miseráveis numa sociedade desigual.
    Todos os seres humanos de uma forma ou outra contribuem para o aquecimento global. O aquecimento  global está levando o Planeta para um futuro nada agradável. A temperatura da Terra aumenta com os gases de efeito estufa que são gases poluentes. E ocasinam muitos desequilíbrios como: grandes chuvas, deslizamentos e o aumento da temperatura.
    Muitas pessoas tiram proveito da natureza sem consciência de que, o que estão fazendo, faz mal para elas próprias. Elas desmatam, mas não se preocupam em plantar outra árvore no lugar da que foi retirada, e nem pensam que poderiam existir espécies ameaçadas de extinção vivendo naquele local, o que importa é transformar a árvore em “dinheiro”.
    Essas pessoas no ato de derrubarem uma árvore com mais de cem anos não têm a consciência de que ali poderia ser o único local seguro para que um pássaro quase extinto botasse seus ovos, estes que garantiriam a continuação de sua espécie. E tem os seres humanos, piores ainda, que pegam animais nativos para comercializá-los em troca de muito dinheiro, mas não se preocupam em garantir a reprodução desses animais ou também não se preocupam se os animais que foram retirados de seu habitat natural morrem.
    Em todas as partes do mundo, todos os países, cidades, estados, ilhas ou até desertos há pessoas mais ricas, milionárias, e miseráveis. Isso ocorre principalmente por dinheiro mal aplicado para as classes mais pobres. As pessoas milionárias que ficam assim muito rápido geralmente são políticos corruptos e pessoas que estão metidas com o tráfico de animais. Estes são os piores seres humanos.
    Os governos de todas as cidades e países deveriam melhoram a vida de muitos pessoas igualando salários, condenando pessoas corruptas e acabando com o tráfico de animais. Todos deveriam acabar com os desmatamentos e reciclar seus lixos em casa. E então viveríamos em um planeta azul e verde também.

O mundo gira em torno do dinheiro
(Lucas Gabriel)

     O dinheiro está levando o mundo moderno para sua própria destruição. Começando pela diferença de classes, na qual há pessoas obsecadas em comprarem seu carro, fazer sua própria casa, etc e por último o dinheiro está também nas drogas com indivíduos de todas as idades comprando ou até mesmo vendendo.
    Hoje em dia temos pessoas no mundo todo, algumas são miseráveis e outras milionárias. Muitas não querem mostrar como são, e sim o quanto têm, de várias formas, através de roupas de marca, carros luxuosos, etc.
     Além disso, essas pessoas estão obcecadas em ter sua própria casa e inclusive seu próprio carro, com isso há mais trânsito, mais poluição, e consequentemente mais violência, inclusive com casos de morte.
    Assim chegamos ao último ponto, a violência. Uma das coisas que mais influencia isso são as drogas, pessoas de todas as idades usando ou até mesmo vendendo, o tráfico vem crescendo nos últimos anos, em torno das ruas existem os chamados pontos de drogas. Outra coisa que também mostra como as drogas estão criando a violência são as favelas, nestas, é tráfico contra tráfico, ou seja, coisa ruim contra coisa péssima, e o que vence manda no morro e em todos os pontos de drogas de lá.
    Sendo assim, as classes sociais, o trânsito, as drogas, afinal, o mundo não gira mais em torno do sol, e sim do dinheiro, dessa forma, o mundo moderno, de moderno só tem o nome!

As consequências da poluição no mundo
(Aline M.)

    O mundo moderno caminha atualmente  para sua própria destruição, os fatores são o efeito estufa, a sociedade desigual e o lixo nas ruas.
    Falando do efeito estufa  ele está tomando conta do mundo, as pessoas contribuem ainda mais para esse fenômeno se espalhar. Os fatores que causam o efeito estufa são os carros, as indústrias que liberam o gás carbônico em grande quantidade.
     O mundo também pode se destruir por causa da sociedade desigual, existem pessoas ricas e pessoas miseráveis, portanto, o  dinheiro não é distribuído em quantidades semelhantes.
    Mesmo com diferentes classes sociais todos ajudam a poluir o meio ambiente, jogando lixo nas ruas, esse lixo quando acumula podem obstruir bueiros e causar alagamentos, trazendo com eles várias doenças contagiosas.
    As pessoas com o auxílio do governo podem preservar, diminuindo os gases de efeito estufa na terra. Os ricos poderiam dividir seu dinheiro com os miseráveis, e sobre o lixo, a coleta poderia ser feita três vezes por semana esse lixo deveria ser separado e levado para aterros diferentes. Assim, os lixeiros teriam menos trabalho para separar o lixo e a maioria poderia ser reciclada, diminuindo, dessa forma a poluição no mundo. 

A Natureza  Pede Socorro
(Davi)

    O mundo está caminhando para sua própria destruição porque o ser humano continua poluindo o meio ambiente aceleradamente e criando guerras e conflitos. Como o ser humano pode estar destruindo sua casa sem perceber?
    Sem perceber, ou fingindo não perceber, que as florestas produzem o ar que respiram, os homens continuam desmatando, mas além de estarem praticamente acabando com o ar que respiram, os homens estão acabando  também com a água potável poluindo os rios.
    Também é muito importante citar que as pessoas estão fazendo suas casas em encostas de rios, morros, etc. Depois quando há  enchentes ou deslizamentos elas reclamam. Claro que também tem o  lado delas, mas não vem ao caso.
    Guerras e conflitos também contribuem para a destruição do mundo atual. Os homens além de destruírem o mundo estão matando uns aos outros, e isso é o cúmulo!
    É impossível saber o futuro, mas, se o mundo continuar indo por este caminho e as pessoas não fizerem nada para mudar isso, sua destruição é certa!
Terra
(Gabriela)

    O mundo moderno caminha atualmente  para sua própria destruição porque o desmatamento contribui para a extinção dos animais e o lixo acaba contribuindo na poluição do seu habitat.
    O desmatamento está sendo causado  pelas pessoas que desmatam os morros para construir suas casas. Essas construções em locais inadequados causam deslizamentos matando muitas pessoas.
    Muito animais já estão extintos por causa do ser humano, que só quer saber de si mesmo, e não está preocupado com os outros habitantes desse planeta , que estão lutando para sobreviver.
    Se depender das pessoas não existirá mais nada.
    O lixo hoje é um dos maiores causadores das enchentes nas cidades. As pessoas contribuem muito para isso. As ruas ficam alagadas, os bueiros ficam obstruídos e as casas ficam tomadas pelas águas. E mesmo assim as pessoas continuam cometendo os mesmos erros.
    Isso tudo pode ser mudado se as pessoas se unirem e pararem de jogar os lixos nas ruas, nos rios e lagos, pararem de desmatar, etc. Só assim teremos um “Mundo melhor".

Natureza! Isso poderá acabar.
(Alessandra)
                                               
    A natureza está caminhando para sua própria destruição, e ninguém percebe que isso irá atingir todos nós.
    Natureza!Quando se fala nisso, já vem em nossas cabeças: pássaros cantando, animais das mais diferentes espécies, árvores, flores...
    Sim, na natureza temos tudo isso, aliás, tínhamos tudo isso, com a tecnologia, as inovações, o ser humano fica cada vez mais estúpido, poluindo os rios, jogando lixo nas ruas... A poluição só aumenta a cada dia que passa e a estupidez do ser humano também.
    As pessoas cortam árvores, fazem um completo “auê” na natureza. O desmatamento hoje em dia é a coisa mais normal para as pessoas, elas não ligam para isso, só pensam em si mesmas, pensam se não atingir, não prejudicá-las, tudo fica bem. Mas isso não é verdade, pode até ser que não prejudique a elas diretamente, mas seus filhos, netos, bisnetos vão sofrer e muito com isso.
    As pessoas tem que se “ligar” um pouco e ver as coisas ao seu redor, se preocupar mais com que Deus deu para elas, tudo é tão lindo, e só de pensar que todos nós podíamos estar fazendo nossa parte, dá para até ficar feliz, porque isso é uma coisa tão simples que dá para fazer de olhos fechados.
 

2 comentários: