quarta-feira, 9 de março de 2011

Temas Polêmicos!

Os alunos das 8ªs séries desenvolverão durante o ano letivo textos em diversos gêneros a respeito de temas polêmicos, e para começar, como logo vem a Semana da Água, lancei o seguinte tema: O mundo moderno caminha atualmente para sua própria destruição. E fiz a seguinte pergunta: POR QUÊ? Os melhores textos das 3 turmas foram selecionados. Abaixo seguem os textos da 8ª série C. Boa Leitura! Na sequência postarei os textos das outras turmas também, aguardem!

A mudança começa por nós
(Lucas)

    O mundo moderno caminha atualmente para sua própria destruição, porque as pessoas não se preocupam com o meio ambiente, e o aumento da produção de gás carbônico  que vem da fábricas e automóveis polui o ar que respiramos.
    As pessoas não se preocupam com o meio ambiente pois vivem jogando lixos em  rios, queimando florestas, construindo casas em morros, tudo isso causa catástrofes que acabam com nosso mundo, e ainda assim, muita gente não se importa.
    As pessoas também não se importam com a poluição do gás carbônico, principal causador do efeito estufa, as pessoas só se preocupam com o dinheiro, então criam mais e mais fábricas,  produzem e compram cada vez mais automóveis, como se isso não fizesse diferença.
    Portanto, se o mundo moderno anda atualmente para sua própria destruição é porque  mesmo tendo consciência dos fatos citados acima a grande maioria da população continua poluindo o meio ambiente.

Devemos achar uma solução
(Laís)

    O mundo caminha atualmente para sua própria destruição, pois cada vez aumenta mais a poluição e além disso os produtos modernos fazem mal para a natureza .
    As fábricas, os carros, os caminhões, as motos, tudo isso polui muito a Terra. Algumas pessoas jogam lixo na rua e quando chove entope os bueiros. A poluição está causando estragos em nosso Planeta .
    Produtos modernos fazem mal para a natureza: baterias de celulares, pilhas, os próprios celulares, televisores, aparelhos de som, etc. Produtos  novos são lançados  e os velhos vão pro lixo, transformando o planeta em um depósito gigante .
    Diante disso, o ar está cada vez mais poluído, cada vez mais as árvores vão sumindo e vai ficar difícil de respirar, então vamos cuidar  do nosso planeta!

Sobre o nosso mundo
(Kairine)

    O mundo moderno caminha atualmente para sua própria destruição por causa da poluição, das enchentes e do desmatamento.
    Geralmente muitas pessoas fazem coisas ruins no nosso mundo que provocam a poluição, as enchentes, e os desmatamentos. A poluição vem das fumaças dos veículos, das fábricas e outros.
    Essa fumaça provoca poluição no ar que respiramos. Quanto menos árvores tivermos,mais poluição vamos ter. Então, seria muito bom se os homens não destruíssem tanto a nossa natureza, não construíssem tantos imóveis, pois se a poluição continuar vai chegar uma hora que não vamos mais viver.
    Tem pessoas que não respeitam o que é pra ser feito como: não jogar lixo nas ruas, nos rios, nas bocas de lobos, isso provoca enchentes. Às vezes, tem pessoas que são atingidas pelas enchentes e perdem tudo, então como seria bom se cada um fizesse a sua parte.
    Além disso, há pessoas que cortam árvores sem permissão, isso não está certo!São elas que purificam o ar que respirarmos
    Portanto, se as pessoas não pararem de fazer o que não é pra ser feito, logo, logo vai chegar a hora em que o mundo não vai sobreviver. Por isso precisamos tomar consciência de que não é brincadeira, que cada ato impensado pode nos atingir.
    Então, vamos cuidar do que é nosso! É muito importante cada um fazer a sua parte!

Nosso mundo e nossa crueldade!
(Caroline)

    O mundo moderno caminha atualmente para a sua própria destruição por causa da violência, da poluição e além disso sofre com o aquecimento global.
    Nosso mundo está sofrendo com a poluição, as pessoas não reciclam os lixos, não respeitam o meio ambiente, jogam esses lixos nos rios e nas ruas como se não fosse nada, como se não nos prejudicasse, aí depois reclamam que é castigo de Deus quando as coisas acontecem.
    E o aquecimento global? Quem está se preocupando com isso? Pensam que é uma historinha para as pessoas se assustarem, mas ninguém está levando muito a sério, é desmatamento, é queima de lixos que poderiam ser reciclados, isso tudo acaba com a camada do ozônio e nos prejudica cada vez mais. Nesses últimos anos temos visto como o mundo está indo de mal a pior com essas poluições que nunca acabam e a violência que não tem fim. Já vimos inúmeros casos de mortes por causa de uma simples discussão  às vezes até entre amigos, e essas “briguinhas” acabam levando muitas pessoas à morte.
    Quando alguém morre todos ficam preocupados, mas ninguém evita, querem saber de brigas. Muitas vezes essas brigas acontecem em países inimigos, um quer o território do outro e acabam se transformando em guerras mundiais.
    Conforme o que foi mencionado, precisamos tomar uma atitude. Não  podemos acabar assim: com poluição, com violências e com o aquecimento global. Ajude! Pois a sua vida está em  perigo também.

O mundo caminha para o fim!
(Tainá)

    O mundo em que vivemos caminha atualmente para a sua própria destruição pois a tecnologia, aliada à poluição e ao desmatamento estão acabando com o planeta .
    O desenvolvimento tecnológico pode ser bom e ajudar as pessoas por um lado, mas também ajuda na poluição. As pilhas, baterias e outras coisas, se jogadas fora de maneira errada podem poluir e muito o planeta
    Hoje as pessoas praticamente dependem da tecnologia e isso não ajuda em nada o meio ambiente. Será que tanta tecnologia faz bem ao ser humano?
    Nos dias de hoje as pessoas só pensam no dinheiro e não dão o mínimo para o meio ambiente, elas desmatam toda hora para construir casas, prédios, fábricas, depois destroem, aumentam o espaço e constroem novamente.
    Várias coisas desnecessárias  são feitas e o meio ambiente é destruído por quase nada, todos preferem as fábricas e as máquinas, que dão lucro, e o meio ambiente é deixado de lado .
    Então, devemos prestar mais atenção nesses fatores que destroem o meio ambiente, porque ele também precisa de cuidados como nós. Não devemos desmatar por coisas pequenas, mas quando precisar desmatar, que se pense um pouco na natureza também, pois ela depende de nós e nós dependemos dela.

A conscientização humana
(Juliana C.)

    O mundo moderno caminha atualmente para sua própria destruição, porque a modernidade muitas vezes atrapalha mais do que ajuda, e a poluição gera o aquecimento global.
    A poluição é um dos maiores causadores do aquecimento global. Está presente no dia a dia de cada um, sem perceber pessoas se culpam ou até mesmo julgam as outras, por um simples papel de bala jogado no chão.
    O aquecimento global é um assunto polêmico, já esteve na mídia, foi bastante discutido e continua sendo relembrado. Ainda é visto como um grande problema para a sociedade, muitos acreditam em solução, milagre e várias outras coisas, mas estaremos sempre com os mesmos problemas, enquanto não tomarmos providências sérias.
    Sem contar que, devido aos processos de urbanização juntamente com o crescimento da industrialização, o ser humano parece não perceber que o simples fato de  jogar resíduos diretamente nos rios, faz com que a água também seja poluída, acabando assim, com mais uma de nossas riquezas naturais.
    Com isso estaremos, sim, caminhando para a destruição se não tomarmos consciência do que fazemos, e não começarmos a evitar certas coisas como: jogar lixos nos rios, nas ruas e etc.


O meio ambiente e a tecnologia
(Catriane)

    O mundo moderno caminha atualmente para sua própria destruição, pela falta de consciência das pessoas e por causa da tecnologia.
    A poluição vem da falta de responsabilidade das pessoas, por falta de atenção com o lixo. Por exemplo, são simples as coisas que podemos fazer, como não jogar um plástico na rua, mas não fazemos e acabamos poluindo.
    Carros novos substituindo os velhos, novos celulares, a vida e a tecnologia estão cada vez mais ligados, produzindo cada vez mais lixos. Que falta faz os velhos tempos, pois a cada vez que se substitui algo velho por um novo, se não há um lugar específico para depositá-lo, ele vai parar no meio ambiente.
    Conforme o que foi mencionado o mundo em si se autodestrói pela falta de consciência do ser humano e pelo exagero de tecnologia.

 

2 comentários:

  1. os testos das 3 oitavas series foram ótimas
    mais os testos da oitava serie C foi os
    ótimos.

    ResponderExcluir
  2. os texto me ajudaram muito continue enviando mais para que outras pessoas passam se dar bem também obrigado pela ajuda

    ResponderExcluir