domingo, 8 de maio de 2011

Traduzir-se (Uma releitura!)

Os alunos da 7ª série C, a partir da leitura e interpretação do poema "Traduzir-se", de Ferreira Gullar, postado abaixo, criaram as suas próprias "traduções"! Confiram alguns dos poemas!


 "Traduzir-se"
Maicon

Uma parte de mim é estudiosa,
Outra parte, preguiçosa.

Uma parte de mim é animada,
Outra parte desesperada.

Uma parte de mim é sorridente,
Outra parte não vive contente.

Uma parte de mim é educada,
Outra parte é malcriada.

Uma parte de mim é bondosa,
Outra parte raivosa.

Uma parte de mim é artista,
Outra parte é pessimista.

Uma parte de mim é valente,
Outra parte, temente.

De parte em parte é assim:
Posso traduzir um pouco de mim!


"Traduzir-se"
Vanessa

Uma parte de mim é feliz, divertida
Outra parte é triste, doída.

Uma parte de mim é maluca, descontrolada
Outra parte é calma e amargurada.

Uma parte de mim é estranha e contagiante
Outra parte é normal e elegante.

Uma parte de mim é problemática,
Outra parte é super carismática.

Uma parte de mim é dedicada
Outra parte é atrasada.

Uma parte de mim quer se calar
Outra parte quer protestar.

Misturando as duas partes, o que aconteceria?
- Talvez um show de luzes e cores que se explodiriam e o
seu brilho me encantaria!


"Traduzir-se"
Angela

Uma parte de mim é anjinha
A outra capetinha.

Uma parte de mim é maliciosa,
A outra parte engenhosa.

Uma parte de mim é estudar,
A outra é bagunçar.

Uma parte de mim é se preocupar,
A outra é deixar rolar.

Uma parte de mim é estimuldada,
A outra é destinada.

Uma parte de mim é preservada,
A outra é ativada.

Uma parte de mim é existência,
A outra parte é ciência.

Uma parte de mim é teimosa,
A outra corajosa.

"Traduzir uma parte na outra parte
- Que é uma questão de vida ou morte-
Será arte?"


"Traduzir-se"
Jailton

Uma parte de mim é legal
a outra parte é real.

Uma parte de mim é coração
A outra parte solidão.

Uma parte de mim é uma viagem,
A outra é linguagem.

Uma parte de mim é uma invenção
A outra parte diversão.

Uma parte de mim é leal,
A outra, radical.

Uma parte de mim é massa,
A outra uma desgraça.

"Traduzir uma parte na outra parte
- Que é uma questão de vida ou morte-
Será arte?"


"Traduzir-se
Iara

Uma parte de mim é amor,
Outra parte rancor.

Uma parte de mim é estudiosa,
A outra, preguiçosa.

Uma parte de mim é meiga,
A outra parte, amiga.

Uma parte de mim é feliz,
A outra, infeliz.

Uma parte de mim é carinhosa,
A outra, dengosa.

"Traduzir uma parte na outra parte
- Que é uma questão de vida ou morte-
Será arte?"


"Traduzir-se"
Ruan

Uma parte de mim é estar,
Outra parte é escutar.

Uma parte de mim é boa,
Outra parte é má.

Uma parte de mim é ouvir,
Outra parte é sorrir.

Uma parte de mim é querer,
Outra parte é poder.

Uma parte de mim é pensar,
Outra parte é estudar.

Uma parte de mim é olhar,
Outra parte, vigiar.

"Traduzir uma parte na outra parte
- Que é uma questão de vida ou morte-
Será arte?"


"Traduzir-se"

Ketlin

Uma parte de mim é contente,
Outra parte, descontente.

Uma parte de mim pensa,
A outra chora.

Uma parte de mim é afetiva,
A outra parte emotiva.

Uma parte de mim é amizade,
A outra, verdade.

Uma parte de mim é amada,
A outra, quebrada.

"Traduzir uma parte na outra parte
- Que é uma questão de vida ou morte-
Será arte?"


"Traduzir-se"
Suzan

Uma parte de mim é o que as pessoas pensam
Outra parte de mim é tudo que realmente sou.

Uma parte de mim é a agitação das festas,
Já a outra parte é estar com a família.

Uma parte de mim é a que a minha mãe conhece,
E a outra, é a que os meus amigos conhecem.

Uma parte de mim é alegre,
Já a outra, muito solitária.

Uma parte de mim é rodeada de amigos,
A outra é fracassada e sozinha.

Uma metade de mim tem tudo o que precisa,
e a outra não tem nada além de ela mesma.

Perceber a diferença de uma parte da outra é necessário.
- Necessário pra quê?
Para a única coisa que vale a pena:
- Viver!


"Traduzir-se"
Eloisa

Uma parte de mim é só alegria
Outra parte de mim é só tristeza.

Uma parte de mim é estudiosa,
A outra, preguiçosa.

Uma parte de mim é clara,
A outra, escura.

Uma parte de mim é amiga,
A outra parte, inimiga.

Uma parte de mim é legal,
Outra parte de mim é chata.

Uma parte de mim é fofoqueira,
A outra, barraqueira.

Uma parte de mim é amor,
Outra parte de mim é verdade.

"Traduzir uma parte na outra parte
- Que é uma questão de vida ou morte-
Será arte?"

2 comentários:

  1. Ler estes textos é o que anima a continuar em sala de aula.
    Parabéns pelo trabalho.
    Mande meu abraço aos teus alunos, eles são "feras"!!
    Bj da
    Cris

    ResponderExcluir
  2. Oi,Luzia! Adorei seu blog e a criatividade dos alunos! Beijos!

    ResponderExcluir