Nos dias 11, 12 e 13 de abril apresentei o trabalho: O prazer de ler na escola: uma experiência literária na E.E.F. Paquetá no 5º Seminário de Literatura Infantil e Juvenil realizado pela UFSC em parceria com outras IES.
Abaixo seguem algumas fotos do evento:
O Pôster |
Apresentando |
Pôsteres |
Marcos - Projeto Ler Brincando |
RESUMO DO TRABALHO:
O estudo do gênero crônica em sala de aula, desenvolvido a partir da leitura do livro Sob a Luz do Farol, do escritor Viegas Fernandes da Costa (2005), teve como ponto de partida a visualização da capa do livro e a leitura dos títulos das crônicas. Neste momento, um mundo de possibilidades havia se criado e um projeto de incentivo à leitura acabava de nascer. Foi assim que, no ano de 2009, na Escola de Ensino Fundamental Paquetá, pertencente ao município de Brusque-SC, os alunos da 7ª série do Ensino Fundamental puderam experimentar a sensação de ‘brincar de ser escritor’. O presente relato insere-se na área temática Literatura infantil e juvenil e escola, e tem como objetivo contar como se deu essa experiência literária que começou com a leitura livre de crônicas e terminou com a produção de um livro de releituras e o encontro com o escritor, responsável pela obra trabalhada. Baseado nas teorias de gêneros textuais de Marcuschi (2003), e no que Coutinho (2004) apresenta sobre crônicas, propõe-se demonstrar, por meio de um pôster autoexplicativo, como as atividades foram realizadas em sala de aula e sinalizar alguns resultados obtidos durante a elaboração do projeto, tais como: o estímulo à leitura, a maior participação dos alunos devido à interação, e um maior (re)conhecimento do gênero trabalhado, a crônica.
Parabéns Luzia!!!
ResponderExcluir