quarta-feira, 18 de abril de 2012

Reconto - Produções

As primeiras produções do Reconto estão prontas. A proposta desenvolveu-se da seguinte forma: dentro das caixinhas foram colocados vários personagens de contos de fadas, situações vividas por eles, onde essas situações poderiam acontecer e quando. Em dupla os alunos pegavam os papeizinhos e com o que era sorteado tinham que criar uma história nova. Os melhores textos do 6º ano B seguem abaixo.

DEU A LOUCA NOS CONTOS DE FADAS
(Elizane e Natália S.)

    Em uma certa noite, a Bruxa má saiu para caçar. Quando ela chegou, ao amanhecer, na torre de um castelo encontra os três porquinhos devorando a sua cesta de frutas. É quando o porquinho chamado Guloso come uma maçã envenenada e desmaia. Os irmãos dele, Mandão e Fofinho, ficaram desesperados, até a Bruxa se preocupou e deu uma de suas poções de cura, mas mesmo assim o Guloso não acordou, então a Bruxa procurou ajudá-los.
    Os três levaram Guloso à cama da Bruxa, no alto da torre. Depois saíram floresta adentro, à procura da cura para ele.
    Foi quando encontraram a Branca de Neve e a Bruxa pediu:
- Branca de Neve, por favor, nos ajude?
- Ajudar no quê? – perguntou Branca de Neve.
- Precisamos de uma cura para o Guloso, ele comeu uma maçã envenenada – respondeu a Bruxa.
- Eu não posso ajudar, mas conheço alguém que pode – falou Branca de Neve.
- E quem seria? – disse a Bruxa.
- A dona Porquinha, que por coincidência é apaixonada por ele – falou Branca de Neve.
E foram até lá.
Quando chegaram a casa dela, dona Porquinha perguntou:
- O que desejam?
- Precisamos de sua ajuda! O Guloso comeu uma maçã envenenada e desmaiou, e sabemos que a Sra. é apaixonada por ele – disse a Bruxa
 - Sim, mas como posso ajudá-lo? – perguntou dona Porquinha.
- Lembra de quando eu comi a maçã envenenada? – perguntou a        Branca   de Neve.
- Sim – respondeu dona Porquinha.
- Então, quando o príncipe me beijou eu acordei. Eu acho que se a Sra. beijá-lo pode acontecer o mesmo – falou Branca de Neve.
E foram todos correndo para a torre do castelo, onde dona Porquinha beijou o Guloso e ele acordou. Branca de Neve voltou para a casa dos sete anões, a Bruxa má virou boa, o Guloso e a dona Porquinha se casaram, ficaram juntos para o resto da vida. E todos viveram felizes para sempre.


O SUMIÇO DOS TRÊS PORQUINHOS
(Erick e Milena)

   Era uma vez três porquinhos que foram passear num bosque escuro, eles se separaram e se perderam. Um deles se encontra com o seu vizinho o Pequeno Polegar. O porquinho pediu para ele levá-lo para casa. Chegando lá não ouviu os seus irmãos e foi procurar, mas não achou. Começou a ficar preocupado com eles.
   Dois dias depois eles ainda não tinham aparecido, até que ele e sua mãe foram procurar, era uma noite de lua cheia. Mas não encontraram nenhum dos dois, apenas alguns lobos. Com medo dos lobos foram para casa.
   No dia seguinte, foram perguntar para o Pequeno Polegar se ele sabia de seus irmãos, mas ele não estava em casa. Perguntaram para a dona Rosa, mas ela não sabia de nada.
   Então foram procurar na floresta e viram o Pequeno Polegar com uma pá cavando um buraco, ele logo foi perguntar:
   - O que você está fazendo?
   E com um tom de voz nervosa ele respondeu:
   - Nada, só estou cavando uma armadilha para lobos. E começou a jogar areia dentro do buraco.
  Quando o porquinho e sua mãe se aproximaram, ficaram aterrorizados com o que viram, lá dentro do buraco estavam seus dois irmãos todos cortados, logo o porquinho falou:
   - O que você fez?
   O Pequeno Polegar respondeu:
   - Matei e vou matar vocês. Pegou um facão e matou os dois com um golpe só.
  Dois lobos que estavam por perto e assistiam tudo de longe, vieram, atacaram e mataram o Pequeno Polegar.


CAMINHANDO PELO BOSQUE
(Sabrina e Emerson)
   
   Certo dia, num castelo encantado o Pinóquio e Atchim estavam cansados de ficar lá dentro e saíram para caminhar pelo bosque. Caminhado acharam uma fonte da juventude e resolveram entrar, quando entraram, pensaram que era uma cachoeira e ficaram lá brincando.
    Depois de algumas horas começaram a ficar alguns anos mais novos e permaneceram eternamente jovens.
    Ao voltar para o castelo, quando seus pais viram, Pinóquio e Atchim não sabiam como explicar.
   O pai de Pinóquio disse:
   - Você vai ficar um ano de castigo.
   E o pai de Atchim disse:
   - E você, vai ficar um ano e meio de castigo!


PETER PAN E A ABÓBORA
(Anderson e Bruno)

   Era uma vez um homem que se chamava Peter Pan. Há muitos anos ele vivia em um reino distante da cidade. Uma vez um mercador bateu em sua porta para vender abóboras. O Peter Pan comprou uma abóbora e levou para dentro de casa. Ele não sabia que ela era encantada e quando Peter Pan encostou nela, virou uma abóbora também.
   O Peter Pan, que era uma abóbora, foi rolando até a plantação do mercador. O mercador foi até a casa da fada perguntar se ela queria comprar uma abóbora, e ela quis.
   O mercador deu para a fada a abóbora que era o Peter Pan e ela levou para dentro de casa. A abóbora começou a falar para a fada que era o Peter Pan e ela o transformou em homem novamente.
   O Peter Pan ficou tão feliz que começou a pular de alegria e a fada também ficou muito feliz.


DEU A LOUCA NOS CONTOS DE FADA
(Lucas, Eduarda e Moisés)

    Era uma vez, na beira de um lago muito azul, uma Fera que a meia noite foi tocar sua flauta esperando sua amada Bela. Por ali estavam passando a bela Branca de Neve e os sete anões. Passou correndo também a   Chapeuzinho Vermelho gritando:
- Socorro, o lobo quer me comer.
Mas ninguém escutou ela falar e o lobo a pegou e começou a dançar.
Ela perguntou:
- Você não vai me comer como em todas as outras versões?
Ele falou:
- Ah, hoje resolvi mudar a história, continua a dançar senão eu vou comer você de verdade.
Ela disse:
- Prefiro dançar a ser comida por você, como nos outros quatro contos de fadas.
Logo, deu a louca na Chapeuzinho e ela deu um soco no lobo. Caíram todos os dentes da boca dele.
Então falou Chapeuzinho:
- Olhe Lobo, a fada veio pegar os seus dentes. E começou a rir.
A fada do dente disse:
- Você precisa ir ao dentista, Lobo.
No dia seguinte, Chapeuzinho, Lobo, Bela, Fera, Branca de Neve e os Sete Anões e a Fada dos Dentes foram fazer um piquenique e assim acaba a história.



CONHECENDO UMA SEREIA
(Natália T. e Marcelo)

   Era uma vez uma menina chamada Chapeuzinho Vermelho que morava numa casa no meio da floresta. Ela saiu para passear sozinha e encontrou num lago uma pequena Sereia. E Chapeuzinho perguntou para a pequena sereia:
- Qual é o seu nome?
A pequena sereia respondeu:
- Meu nome é Ariel, e o seu?
- O meu é Chapeuzinho Vermelho.
Chapeuzinho pergunta para Ariel:
- Você quer ir para a minha casa hoje?
- Sabe, Chapeuzinho, é porque eu não posso brincar com você.
- Mas, por quê?
- Porque eu sou uma pequena sereia.
- Que legal, eu tenho uma amiga sereia.
- Chapeuzinho, não é tão legal assim, eu não posso brincar de boneca, bola, pega-pega com as outras crianças porque sou uma sereia e também eu não como doces, eu só como peixes.
- Ariel, então amanhã, eu e você vamos nos divertir, amanhã de manhã a gente se vê aqui. Tchau.
- Tchau.
Chapeuzinho e Ariel voltaram para casa. Ariel só pensava no que ia acontecer no dia seguinte.
De manhã, Chapeuzinho acordou, tomou seu café e depois foi correndo pegar seus brinquedos e levou alguns peixes para Ariel.
    Chegou ao lago e brincou bastante com Ariel.
    Ariel disse:
    - Você é minha melhor amiga.


À PROCURA DO TESOURO
(Alisson F. e Neemias)

    Há muito tempo, numa terra encantada, passeava uma bela menina e alguém perguntou a ela como era seu nome. Ela respondeu:
- Meu nome é Bela Adormecida, eu estou tentando encontrar um tesouro, mas ainda não encontrei nada, acho que está na floresta sombria.
- Se você acha que está na floresta sombria, porque você não foi lá ver?
Ela respondeu:
- Eu pensei agora nisso, por isso que eu ainda não tinha ido lá, mas agora eu vou lá procurar, mas antes quero saber seu nome.
- Meu nome é João, eu sou da história João e Maria.
Depois disso, a Bela Adormecida foi procurar o tesouro na floresta sombria, ao chegar lá, não achou nada, só um baú vazio. Ela pensou que alguém tinha roubado e não viu que tinha outro baú ali.
Algum tempo depois o João chegou e levou o tesouro para a sua casa e a Bela Adormecida foi para casa sem nada.



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário